segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rock 'n' roll em Salvador!




E quem disse que salvador só tem axé, pagode e arrocha? Oxeoxe.

O cenário do Rock baiano (sim, ele existe) é pouco citado. Pra maioria das pessoas, principalmente as que não são daqui de fato, pensam que vivemos a base de tipos musicais padrão e não é bem por ai. Logicamente devido a identidade de cidade, o rock/metal/etc. é muito descaracterizado, mas ainda assim, pode-se dizer (com certo orgulho) que são gêneros musicais que estão presentes aqui. De Maglore a tão famosa Pitty, temos variedades. E cada vez mais, esse cenário alternativo vem se expandindo e dando abertura a novidades e talentos como a banda Five Ways!




Dona de um som marcante e letras que “falam do cotidiano agitado da vida urbana”. Essa é a banda Five Ways! Que surgiu na capital baiana. Mesmo conhecida por ser um lugar em que as músicas dominantes são o axé e o pagode, Salvador abre cada vez mais espaço para novas oportunidades musicais.

Rock popular brasileiro. É essa a forma como os próprios componentes da banda definem o estilo das músicas que tocam, proveniente da mistura de diversos gêneros musicais. Esse é o responsável pelo tom diferenciado e singular das músicas, e essa mistura de diferenças que deu nome a banda: Five Ways! As cinco formas diferentes de pensamentos, gostos, atitudes e personalidades.

A Five Ways! teve início em 2009, a ideia inicial surgiu a partir da vocalista Janaina, já que ela e alguns dos seus amigos estavam sem banda há algum tempo. Então ela propôs a João Vítor (guitarra), Tarcísio Ferreira (baixo) e Marcus Sá (bateria) a formarem uma banda, e logo depois, João convidou Orlando Barros (guitarrista) para fazer parte. Após um tempo, todos confirmaram o interesse em formar uma banda e começaram a ensaiar. O primeiro ensaio da Five Ways! foi em um estúdio chamado "metrópole”.

Não só o nome da banda caracteriza o conjunto de gostos atípicos, mas também é exposto nas letras das músicas e em seu som, influenciados por bandas como: Canto dos Malditos (CMTN), Garbage, Foo Fighters, Raul Seixas, Arctic Monkeys e outros.


O primeiro EP da Five Ways! é chamado Rotina Urbana e possui seis músicas:

1. Segredo
2. Tempos, Derrotas, Vitórias e Batalhas
3. Rotina Urbana
4. Cicatriz
5. A Dose
6. O Rock Não Acabou


ATENTOS! 

Próximos Shows:
O próximo show confirmado da banda é dia 17 de outubro, no Rio de Janeiro, para e 3ª Edição do Festival Nova Música Brasileira.

Este festival promove um concurso em que as seletivas foram feitas no facebook, no qual as quatro bandas mais curtidas iriam tocar no Rio de Janeiro. Então Five Ways! fez campanha e conseguiram cerca de 1113 likes. Ufa.

A próxima fase do concurso são os shows para a classificação: 17 de outubro e, se forem classificados voltarão no dia 31 (do mesmo mês), em que acontecerá a final onde duas bandas que concorrem irão ganhar o prêmio: Um final de semana no estúdio com direito a gravação de cd, videoclipe, programa para a Oi Novo Som, além de, abrir um show para a banda Detonautas.
 
Então cariocas (e pessoas de outros estados que poderão viajar para contemplar esse festival hahaha), fiquem ligados! 17 de outubro, no Espaço Cultural Sergio Porto-Botafogo, às 20h!

Eu sei que vocês ficaram curiosos. EU SEI. Então ai segue o contato da
FIVE WAYS!


> Site Oficial (em construção, mas salvem nos favoritos, que depois vocês acessam :D)

Youtube: http://www.youtube.com/user/fivewaysrock

Twitter: https://twitter.com/bandafiveways

Facebook: https://www.facebook.com/bandafiveways/



Links para downloads! 

http://tramavirtual.uol.com.br/fiveways


http://melodybox.com.br/fivewaysrock


http://tnb.art.br/rede/fivewaysrock


http://purevolume.com/fiveways


http://fiveways.4shared.com




Essa postagem teve a colaboração da Lumière, a mais nova colaboradora do blog! Bem vinda, coisa!

 

24 comentários:

Everton disse...

Ótimo post! Precisamos valorizar o rock daqui, muitas bandas boas não tem o valor que merece. conheço alguns integrantes da banda e posso afirmar que a mesma tem futuro. :D

Marco disse...

camisa de vênus e raul seixas também são da bahia.

Clara disse...

Banda muito boa. É sempre bom conhecer rock novo daqui de Salvador.

Anônimo disse...

QUE MUSICAAAAAAAAAAAAAAAAAA BOA SENHOR

Anônimo disse...

Isso mesmo, temos que da valor ao nosso Rock. Existem muitas bandas boas por aqui q são apagadas pelo axé, pagode e arrocha...
Essa é a Terra de Rauzito, temos que mostrar q o nosso Rock é muito bom tbm!!!
Carol

Jorge disse...

Som massa! E boas referências musicais, o cenário baiano do Rock tem ressurgido, e com muita qualidade, mas ainda falta espaço e incentivo, também tenho banda aqui e sei como tá difícil! Mas é isso aí, continuar lutando pra reascender de vez o espírito do rock, não só em Salvador mas em toda Bahia!

Unknown disse...

Olá, seguindo aqui. Posso esperar sua visitinha no meu?

http://expectativasreais.blogspot.com.br/

Judith disse...

É isso aí, parabéns a banda Five Ways, sucesso!!!

Anônimo disse...

se é pra falar em rock baiano,fale em vivendo do ócio, a mulecada é demais !

palavras ao vento disse...

opa...o rock...esta em toda parte;;;...legal o som da banda...

Kyane disse...

Boa sorte para eles! Merecem! E seu post está PERFECT :]

Miguel Guerra Lopes disse...

Olá,

Estive em Salvador recentemente e posso dizer que é a cidade ideal para se reunir tantas influências e ritmos diferentes. O rock baiano sempre teve força e reservou boas surpresas pro resto do Brasil, como a Pitty mesmo.

Me incomoda apenas que o nome da banda seja em inglês, acho uma escolha sem personalidade, boba. Ouvi a música "A dose" e gostei do som deles, tem potencial para evoluir.

Abraços,

Miguel

Orlando Barros disse...

Lembrando que o rock do Brasil nasceu na Bahia também! Com o grande Raul Seixas. As pessoas sempre perguntam "como é fazer rock na Bahia?" sem ao menos pensar nisso!

E logo estaremos lançando uma demozinha, com 17 músicas pra propagar o rock! B)

Beijos à Thais e a Lu =D

Lucas Adonai disse...

Poxa, mandou super bem!

Five Ways! disse...

Acredite, para nós da banda, "Five Ways!" não soa bobo ou sem personalidade. Tem um significado. E quem vai curtir nosso som, vai curtir o SOM, depois vai parar para analisar o nome e se perguntar o porque. E pra isso, vamos estar aqui pra responder porque diabos "Five Ways!".
Se for muito difícil, chama de Five ou FW! Esses apelidinhos sempre rolam, são legais, saudáveis e carinhosos.

Janaína.

Zetrusk disse...

Bom ver que na Bahia surgem também bandas de rock que merecem valor, parabéns a todos os roqueiros que diferenciam o estilo musical do Estado baiano.

Rodrigo Ferreira disse...

Bom Bom Bom.
Otima banda e as musicas são demais.
Ainda bem que vocês encontraram mais uma banda de rock na Bahia. Porque Pitty tirou esse diferencial de que na Bahia só tem axé. E estou vendo que a bahia tem Rock também e mais bandas que ainda vou descobrir nessa estrada. rs

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

Aspaseparadas disse...

Amei o designer do blog.

Macaco Pipi disse...

dizem que vai bombar!



Curte lá a nossa página do blog!

http://www.facebook.com/ziqziraoficial

Unknown disse...

Rock dominando o nordeste!
Segui e comentei!
retribuiu ? http://www.cheiodesaudade.com/

Fábio Alves disse...

Ainda bem q nem só de axé vive Salvador!!! hehehe

Lilian da Rocha disse...

Legal o post, sempre soube de vários expoentes na música baiana, e é interessante saber que ainda há guerreiros tentando fazer boa música na Bahia e no Brasil.
seguindo, me segue também
http://efeitodemulher.blogspot.com.br/

Mariana disse...

Eu gosto muito da Pitty! Achei um post bem interessante e informativo, é bom tirar aquele estereótipo de que na Bahia é só música de carnaval... Afinal, o que caracteriza esse estado é justamente o sincretismo, a mistura de várias culturas, como é o Brasil, aliás :) Bem legal o post, bom conhecer novas bandas!

palavras ao vento disse...

legal o om da banda...esse é o nosso brasil...estilos musicais...tem pra todos os gostos...

Postar um comentário